Passeio com os filhos em contato com a natureza: por que e como fazer

Você já parou para pensar na importância do convívio familiar? Mesmo com a correria do dia a dia, os pais precisam separar momentos de lazer e convivência com os filhos. Por isso, um bom passeio com os filhos é perfeito para criar vínculo, bem como ajudar no desenvolvimento da criança, do adolescente e também de jovens.

Quer saber como atrair a atenção dos seus filhos e realizar passeios inesquecíveis? Neste post, vamos mostrar como fazer um passeio com os filhos pode ser fácil, prazeroso e benéfico para toda família. Acompanhe nossas dicas e veja como aproveitar!

 

Por que priorizar momentos de passeio com os filhos


A família tem grande impacto no desenvolvimento humano, sobretudo na infância. Vários estudos apontam a influência do relacionamento dos pais desde o feto. Após o nascimento, o convívio familiar continua influenciando vários aspectos da criança. Por exemplo:
  • Convívio social: os pais são os primeiros contatos que a criança tem com outros seres humanos. Logo, a boa interação entre ambas as partes é de suma importância para todo o aspecto social de um indivíduo na infância;
  • Desenvolvimento cognitivo: é em meio à família que a criança começa a exercitar habilidades de linguagem e comunicação, lógica, memória, criatividade, atenção e entre tantas outras. Essas aptidões serão importantes para toda sua vida adulta.

Assim, é fundamental que os pais separem um tempo de qualidade com os filhos, a fim de prestar um bom papel nesses aspectos de desenvolvimento humano da criança. Nesse sentido, o passeio com os filhos é uma forma dinâmica, prazerosa e divertida de estar mais tempo com eles. Saiba como planejar esses momentos:

 

Converse frequentemente com seus filhos


O universo da criança e do adolescente é repleto de particularidades. Há a escola, os amigos e outros relacionamentos fora da família e, ainda, o convívio na internet. Afinal, de acordo com dados divulgados pelo e-commerce Brasil, crianças brasileiras passam 50% mais tempo na internet do que crianças em outros países pelo globo. Dessas, 90% consomem conteúdos no celular.

Ou seja, os pais precisam saber o que acontece na vida dos filhos. Para isso, o diálogo é a melhor solução. Então, pergunte constantemente o que há de novo na vida deles, o tipo de conteúdo consumido pelo celular, quais redes sociais estão usando, como vai o relacionamento com amigos e os estudos, só para ilustrar alguns tópicos.

Assim, você estará ciente do que é importante para o seu filho, bem como o que acontece no seu dia a dia. Isso também é bom para saber que tipo de passeio com os filhos eles gostariam de fazer. Quem sabe até ter uma boa ideia de viagem em família.

 

Deixe o trabalho fora de casa


Segundo o estudo Global Evolving Workforce, 56% dos brasileiros afirmam levar trabalho para casa. Contudo, misturar assuntos domésticos com o trabalho não é benéfico para nenhuma das duas áreas. Portanto, mesmo que haja alguma necessidade de levar trabalho para casa, faça uma pausa e enquanto estiver com seus filhos procure lhes dar toda a atenção necessária.

Até mesmo porque diversos estudos mostram que é necessário equilibrar o tempo e separar momentos de lazer a fim de ganhar maior produtividade no trabalho. Logo, ao chegar em casa, priorize sua família. Por exemplo, as refeições são ótimas oportunidades para dialogar com todos e dar mais atenção aos filhos.

Em seguida, quando puder fazer pausas mais longas, pense em fazer passeio com os filhos fora de casa. Atividades ao ar livre fornecem diversos benefícios à saúde para todas as idades. Entenda:

 

Por que fazer passeios ao ar livre


Recentemente, o site Tech Insider reuniu as principais descobertas científicas que mostram os benefícios das atividades ao ar livre. Inclusive no que diz respeito à produtividade. Então, saiba que nem o trabalho é motivo para você ficar somente entre quatro paredes!

Segundo as pesquisas científicas apontadas pelo Tech Insider, os benefícios de estar ao livre abrangem:
  • Melhoras na memória de curto prazo: pesquisas da Universidade de Michigan mostram que alunos que caminham em jardins apresentam desempenho 20% maior em termos de memória de curto prazo;
  • Recuperação da energia mental: a correria do dia a dia gera um intenso cansaço mental na mente humana. Nesse sentido, um estudo da Universidade de Pádua descobriu que a energia mental de uma pessoa pode melhorar só de olhar uma foto da natureza;
  • Redução de estresse: outro mal recorrente do século, mas que, segundo pesquisas feitas no Japão, pode ser combatido com o contato com a natureza. De acordo com os testes, estudantes que dormiram em uma floresta por dois dias tiverem redução de estresse quando comparado ao grupo que dormiu na cidade;
  • Aumento da criatividade: uma pesquisa feita nos EUA descobriu que quatro dias de imersão na natureza, excluindo aparelhos multimídia, colaboram com o desempenho de tarefas que exigem criatividade e capacidade para resolver problemas.

Então, viu como estar em meio à natureza é melhor do que muros e concreto? Continue lendo e veja dicas de passeios ao ar livre para fazer com seus filhos!

 

Dicas práticas de passeio com os filhos para aproveitar os benefícios ao ar livre


Agora que você já sabe por que é importante fazer um bom passeio com os filhos, confira nossas dicas de atividades ao ar livre!

 

Piquenique ao ar livre


Como citamos anteriormente, as refeições são ótimas oportunidades para conversar com os filhos. O piquenique ao ar livre é a combinação perfeita para criar diálogos saudáveis!

Afinal, o contato com o ar puro gera um estado maior de relaxamento, alivia o estresse e sai daquela sensação de rotina do dia a dia. Desse modo, é um ambiente ideal para bater um papo em família.

 

Trilhas e caminhadas


A caminhada a céu aberto é outra forma de interagir com os filhos. Os exercícios físicos fazem o cérebro humano produzir os “hormônios da felicidade”, como a serotonina, por exemplo.

Passeio com os filhos - Trilhas Ecológicas.

A produção de serotonina por meio da prática de atividades físicas é fundamental para o combate e prevenção de depressão, ansiedade e estresse. Assim, uma boa caminhada por trilhas ecológicas promove saúde física e mental, bem-estar e bom humor.

 

Aventuras ecológicas


Agora, se você quer adrenalina mesmo, o turismo em Socorro SP, por exemplo, é uma ótima opção para aventuras ecológicas, como:
  • Arvorismo;
  • Rapel;
  • Tirolesa;
  • Rafting;
  • E muito mais!

Então, sair do centro da cidade e viajar pelo interior de SP é uma excelente alternativa se você busca aventuras em contato com a natureza.

 

Dica extra: experimente o clima da fazenda


Finalmente, se você busca imersão completa na natureza em seu passeio com os filhos, a fazenda é o ambiente ideal. Nesse sentido, um hotel fazenda com pensão completa em Socorro SP tem tudo o que sua família precisa. Por exemplo, em locais como o Portal do Sol Hotel Fazenda, você encontra:
  • Área de lazer completa (piscinas, academia, trilhas, sala de jogos e muito mais);
  • Aventuras (tirolesa, trilha ecológica e outras atividades);
  • Passeios a cavalo;
  • Contato com os animais da fazenda;
  • Restaurante com comida caseira;
  • E muito mais!

Passeio com os filhos - Área de Lazer Portal do Sol Hotel Fazenda

Além das férias em família, um hotel fazenda cabe nos planos de finais de semana e feriados. Por outro lado, também é ótimo para passeios durante a semana, sem a necessidade de hospedagem, apenas para curtir o dia em meio ao ar livre. Só para ilustrar, aqui no Portal do Sol, temos o Day Use, um dia completo de diversão no clima da fazenda, sem se hospedar.

Portanto, não faltam oportunidades para você realizar um passeio com os filhos realmente inesquecível, não é? Primeiramente, priorize o diálogo. Depois, dê uma pausa no trabalho e separe um tempo de qualidade com os filhos! Afinal, essa interação é essencial para o desenvolvimento humano, sobretudo das crianças. Então, aproveite os benefícios de estar ao ar livre para planejar um passeio saudável e relaxante.

Agora, se você gostou das dicas, compartilhe com outros pais e ajude seus amigos a dar mais atenção aos filhos!

Sinta o clima da fazenda


Quem recomenda o gostinho de quero mais


Tire suas dúvidas aqui!
WhatsApp do Portal do Sol
Olá, tudo bem? ;)
O que deseja fazer?
FAZER UMA COTAÇÃO
TIRAR UMA DÚVIDA
Utilize apenas número, vírgula e espaço.
VOLTAR
Qual é a sua dúvida?
VOLTAR

Solicitação de cotação enviada com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)

Recebemos o seu contato com sucesso!
Em breve nossa equipe de atendimento entrará em contato com você. Obrigado e até logo! ;)